Como são escolhidas as cidades que recebem o Caminhão da Sorte?

23 de julho de 2018 - Dupla Sena, Lotérica, LotoFácil, LotoFácil da Independência, Mega da Virada, Mega Sena, Notícias, Quina

Como apostador assíduo, você já deve ter se perguntado um dia: mas onde são feitos os sorteios da CAIXA? E como são escolhidas as cidades que recebem o tal Caminhão da Sorte?
 
Bom, se você compartilha desta dúvida, estamos aqui para lhe ajudar. Pesquisamos e criamos este artigo para você entender TUDO sobre como funcionam os sorteios das loterias da CAIXA pelo Brasil. Confira abaixo!
 
 
 

Sobre o Caminhão da Sorte

 
O Caminhão da Sorte foi criado em 1980 com o objetivo de levar os sorteios das Loterias CAIXA a vários municípios e tornar a participação do público mais próxima nos eventos de sorteio. E aqui vai uma lista de curiosidades e informações básicas sobre o Caminhão da Sorte:
 
→ São usados 2 caminhões para os eventos de sorteio
 
→ O caminhão da sorte permanece exatos 6 dias em cada local determinado
 
→ Somente no ano de 2017, mais de 40 cidades foram visitadas
 
→ Em média, o caminhão da sorte percorre 5 mil km por mês
 
→ Cada caminhão possui 125m² e pesa mais de 30 toneladas
 
Todos os sorteios são abertos ao público e, enquanto um caminhão permanece na cidade-sede dos sorteios, o outro viaja até a próxima cidade onde serão realizados os próximos sorteios.
 
Nos caminhões da sorte, além da estrutura necessária para o sorteio, existe uma sala que atua como lotérica e permite que as apostas sejam feitas até uma hora antes do sorteio. Ou seja, você aposta, torce e confere o sorteio ali mesmo! Quem sabe isso não dê uma sorte a mais na hora que as bolinhas rodarem!?
 
 
 

Como são escolhidas as cidades que recebem o caminhão da sorte?

 
A definição do destino dos Caminhões da Sorte se dá mediante aos pedidos de Prefeituras, Superintendências Regionais da Caixa ou por entidades e autoridades representativas da comunidade.
 

Os critérios de escolha são:

 
→ Cidades com melhores condições das vias rodoviárias;
 
→ Itinerários que permitem o deslocamento dos veículos em tempo hábil para a realização dos sorteios;
 
→ Atendimento dos requisitos de suporte necessários para o pleno funcionamento das instalações dos Caminhões da Sorte (telecomunicações e energia elétrica);
 
→ Características do terreno onde o Caminhão da Sorte permanecerá instalado;
 
→ Atratividade do local de instalação proposto.
 
Portanto, diferente dos jogos de loteria, não basta apenas sorte para que sua cidade seja escolhida para o sorteio itinerante das loterias!
 
 
 

Quando você pode visitar o caminhão?

 
É fácil, basta conferir o itinerário no site da Caixa, ou neste link aqui.
 
Em Agosto de 2018, ele estará em Ribeirão dos Índios em SP, Coribe e Itabela, duas cidades do estado da Bahia e São José do Cedro no oeste de Santa Catarina.
 
Isso depois de ter passado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás no mês de Julho de 2018. Ou seja, haja diesel para tantos quilômetros rodados!
 
Se você não quiser esperar, ou não tiver a oportunidade de visitar o caminhão da sorte no dia determinado, você ainda pode conferir a cobertura completa dos sorteios na página oficial do caminhão da sorte no facebook, basta clicar aqui.
 
 
 

Como funcionam os sorteios no Caminhão da Sorte

 
A realização dos sorteios no caminhão da sorte envolve planejamento, tecnologia e, claro, a população, que é a responsável por apostar e também auxiliar na fiscalização dos procedimentos. O cuidado com as etapas é grande para evitar erros, como, por exemplo, a repetição de números durante o sorteio.
 
Os sorteios realizados pelo Caminhão da Sorte contemplam as loterias: Mega-Sena, Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla-Sena e Timemania. Todo o aparelhamento utilizado no concurso tem uma razão. Por exemplo, as bolas que contém os números estampados possuem cores diferentes para ajudar na identificação.
 
Entenda a relação de números e cores das bolas:
 
→ Bolas terminadas em 1 são vermelhas;
→ Bolas terminadas em 2 são amarelas;
→ Bolas terminadas em 3 são verdes
→ Bolas terminadas em 4 são marrons;
→ Bolas terminadas em 5 são azuis;
→ Bolas terminadas em 6 são rosas;
→ Bolas terminadas em 7 são pretas;
→ Bolas terminadas em 8 são cinzas;
→ Bolas terminadas em 9 são laranjas;
→ Bolas terminadas em 0 (zero) são brancas.
 
Para o sorteio, as bolas são carregadas em colunas, repositórios com capacidade para 100, 80 ou 60 bolas. Esse total varia conforme o local e a modalidade a ser sorteada.
 
As bolas são inseridas automaticamente no globo e, após seu acionamento, ocorre o embaralhamento.
 
As esferas só são consideradas sorteadas se saírem completamente do globo para a caçapa. Depois de serem sorteadas, as bolas não retornam ao globo, pois devem ser expostas para posterior conferência.
 
A população presente é de extrema importância no sorteio, seja ligando o sistema ou então como auditores populares, garantindo a lisura do sorteio, o que torna as loterias mais transparentes e democráticas.
 
 
 

O que são auditores populares?

 
Auditores de sorteio são 2 representantes do público, voluntários, escolhidos durante o preâmbulo, que não sejam empregados da CAIXA ou Empresário Lotérico. São pessoas alfabetizadas, maiores de idade, munidos de suas identidades e que apresentam plenas condições emocionais e psíquicas para validação de todos os procedimentos de um sorteio.
 
Os auditores populares ficam posicionados próximos ao globo utilizado no sorteio, possibilitando-os plena visão da numeração e da cor das bolas sorteadas. Os auditores são escolhidos no dia e na hora do sorteio, dando preferência para pessoas que nunca participaram como auditores populares nos sorteios das Loterias CAIXA, possibilitando assim, a participação do maior número de pessoas possível.
 

Funções do auditor:

 
→ atestar as numerações corretas dos lacres de abertura e fechamento da maleta de bolas;
 
→ conferir a colocação e a seqüência numérica correta das bolas no repositório;
 
→ conferir e confirmar se o globo está vazio antes do carregamento das bolas, alertando caso não esteja;
 
→ confirmar os números sorteados;
 
→ validar todos os procedimentos de sorteio, com a assinatura da ata do sorteio.
 
Gostou? Quem sabe você seja selecionado para auditar um sorteio da sua loteria favorita um dia, que tal?
 
Para continuar explorando o universo das loterias, fique atento aos artigos e materiais que publicaremos aqui no nosso blog.
 
Deu vontade de fazer uma “fézinha”? Monte sua Aposta online em nosso portal ou compre os bolões com criados por nossa equipe de especialistas em loterias. Escolha sua loteria e aposte agora:
 

Deixe seu comentário